Pages

20 de dezembro de 2009

Filme "Freud Além da Alma"

|Indíce de filmes|


Freud além da alma (1962)
Direção: John Huston
Sinopse: Huston realiza uma pseudo-biografia do psicanalista vienense Sigmund Freud (1856-1939), mas descrevendo apenas um período de cinco anos (a partir de 1885) da vida do médico. Nessa época, a maioria dos colegas de Freud se recusavam a tratar dos casos de histeria por acreditar que tudo não passava de fingimento dos pacientes para chamar atenção. Mas Freud não achava isso e passou a aplicar a técnica da hipnose, que viria a se tornar uma prática no tratamento psiquiátrico. (fonte: www.epipoca.com.br)



O filme é uma tentativa do diretor em adaptar o roteiro feito pelo filosofo Sartre para o cinema de modo a caber em uma longa metragem. Como resultado, o diretor conseguiu expor a vida do pai da psicanálise ressaltando suas descobertas no decorrer de sua empreitada na elaboração das teorias.
Embora não tenha espaço de tempo suficiente no filme para abarcar toda a complexidade da psicanálise e de seu criador, o filme usado como recurso didático oferece a seu expectador um convite ao conhecimento da teoria em seus pressupostos mais básicos.


Proposta de atividade em elaboração 

|Indíce de filmes|

0 comentários: