Há algum tempo venho pesquisando sobre o uso dos filmes como recurso didático e até pouco tempo atrás acreditei que haveria dispositivos legais que garantissem o uso da sétima arte como instrumento didático pedagógico devido a seu potencial, a meu ver indiscutível, de contribuir para o processo de ensino aprendiza desde que utilizado de maneira competente.
Grande foi a minha surpresa em descobrir que não há amparo legal para a utilização de filmes ou mesmo músicas em ambiente escolar como recurso didático sem a autorização expressa do detentor dos direitos autorais da obra utilizada. Já existem discussões quanto à reformulação da lei, o governo mantém um blog com a evolução das discussões:
Vejam os links sobre o assunto:
Fala de sugestões de reformulação da lei
"Sugestões para que a Lei de Direitos Autorais acabe com a repressão a práticas educativas"
Blog do governo federal Enquanto estas reformulações não são feitas, os professores que optam por usar filmes em sala de aula assumem o risco de violação de direitos autorais passível de punição nos termos da lei.
Lei de direito autoral
Algumas soluções para este problema:
- Buscar filmes que estão em domínio público, ou obras baseadas na creative commons.
- Pedir aos alunos que assistam ao filme em casa.
- Entrar em contato com autor e pedir a permissão de uso de sua obra em sala de aula.
- Pagar os direitos autorais dos filmes e músicas que vier a usar.
Enquanto a reformulação da lei de direito autoral não é feita, manterei a lista de filmes como indicação de material didático com a ressalva de que ainda não é um recurso didático que pode ser usado livremente.
Clique sobre a imagem do filme que deseja para vera aproposta de atividade:
Laranja Mecânica (1971)
Direção: Stanley Kubrick
Sinopse: A partir de um best-seller de Anthony Burgess, Stanley retrata a violência sem objetivo dos jovens combatida pelo autoritarismo sem freios do Estado e faz um painel assustador da sociedade européia e do próprio mundo moderno. Freud além da alma (1962)
Direção:John Huston
Sinopse: Huston realiza uma pseudo-biografia do psicanalista vienense Sigmund Freud (1856-1939), mas descrevendo apenas um período de cinco anos (a partir de 1885) da vida do médico.
Direção:John Huston
Sinopse: Huston realiza uma pseudo-biografia do psicanalista vienense Sigmund Freud (1856-1939), mas descrevendo apenas um período de cinco anos (a partir de 1885) da vida do médico.
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