Pages

11 de dezembro de 2009

Filmes

Caros e caras colegas,
Há algum tempo venho pesquisando sobre o uso dos filmes como recurso didático e até pouco tempo atrás acreditei que haveria dispositivos legais que garantissem o uso da sétima arte como instrumento didático pedagógico devido a seu potencial, a meu ver indiscutível, de contribuir para o processo de ensino aprendiza desde que utilizado de maneira competente.
Grande foi a minha surpresa em descobrir que não há amparo legal para a utilização de filmes ou mesmo músicas em ambiente escolar como recurso didático sem a autorização expressa do detentor dos direitos autorais da obra utilizada. Já existem discussões quanto à reformulação da lei, o governo mantém um blog com a evolução das discussões:
Vejam os links sobre o assunto:
Fala de sugestões de reformulação da lei

"Sugestões para que a Lei de Direitos Autorais acabe com a repressão a práticas educativas"

Blog do governo federal 
 Enquanto estas reformulações não são feitas, os professores que optam por usar filmes em sala de aula assumem o risco de violação de direitos autorais passível de punição nos termos da lei.
Lei de direito autoral
Algumas soluções para este problema:
  • Pedir aos alunos que assistam ao filme em casa.
  • Entrar em contato com autor e pedir a permissão de uso de sua obra em sala de aula.
  • Pagar os direitos autorais dos filmes e músicas que vier a usar.
*Sem comentários para as duas últimas opções

Enquanto a reformulação da lei de direito autoral não é feita, manterei a lista de filmes como indicação de material didático com a ressalva de que ainda não é um recurso didático que pode ser usado livremente.

Clique sobre a imagem do filme que deseja para vera aproposta de atividade:


Direção: Stanley Kubrick
Sinopse: A partir de um best-seller de Anthony Burgess, Stanley retrata a violência sem objetivo dos jovens combatida pelo autoritarismo sem freios do Estado e faz um painel assustador da sociedade européia e do próprio mundo moderno.


Freud além da alma (1962)
Direção:John Huston
Sinopse: Huston realiza uma pseudo-biografia do psicanalista vienense Sigmund Freud (1856-1939), mas descrevendo apenas um período de cinco anos (a partir de 1885) da vida do médico.



A revolução dos bichos (em breve)

Deu a louca na chapeuzinho (em breve)

0 comentários: