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9 de dezembro de 2009

Formação do professor universitário

 Refletindo sobre a formação do professor universitário

O ensino superior ainda segue modelo calcado no paradigma de que basta um profissional com profundo conhecimento de sua área para poder assumir o magistério, fator este reforçado pela legislação relacionada ao ensino superior que coloca a formação em pós-graduação em mestrado e doutorado como fator que habilita o profissional ao magistério de nível superior sem deixar claras definições quanto à formação didático pedagógica deste docente. Nem sempre o profissional de “sucesso” no mercado de trabalho poderá formar responsavelmente profissionais competentes no mercado de trabalho.

Pesquisas apontam os resultados desta falta de atenção da lei para a formação didático pedagógica do professor, onde alunos e mesmo os próprios professores apontam falhas quanto ao fazer docente desprovido de uma melhor preparação. Ao longo do final do século passado tivemos alterações no modo da legislação encarar as IES, quando se tornaram entidades administrativas avaliada por índices de produtividade, estruturada por estratégias de eficácia organizacional, para a formação de profissionais operacionais com rápida transmissão de conhecimentos e sua rápida inserção no mercado de trabalho em contrapartida às visões anteriores da concepção da Universidade como era no início do séc. XX uma forma de ascensão social e prestigio, ou anteriormente como uma parceria entre Universidades e Empresas, aonde através de patrocínio de pesquisas ampliava-se esta rede de formação de profissionais.

Mas assim como não basta apenas a disposição individual do docente para mudar esta situação de despreparo também não é suficiente promover curso de formação, mas garantir um processo de ensino, pesquisa e extensão continuada com a proposta de disponibilizar aos docentes espaços, momentos, atividades e encontros que permitam um desenvolvimento contínuo onde todos possam contribuir para a reflexão quanto ao fazer docente, buscando novos meios e formas de exercer o magistério primando por sua qualidade.

Está nesta proposta de formação didático pedagógica uma maneira real de garantir a qualidade do ensino em nível superior o que terá como conseqüência um efeito positivo que irá se entender a toda a rede de ensino, além de contribuir para formação de profissionais melhor preparados nas mais diversas áreas. A comparação entre a prática docente e a pesquisa são pontos as quais a educação não está restrita, pois apontam o trabalho do professor, incluindo muitas funções e desdobramentos, estes sendo a pesquisa, prática docente, o estudo, a comunicação dos trabalhos em pesquisa e docência, a orientação e avaliação de alunos, Participação e seleção de outros professores, além de sua inclusão responsável nos setores administrativos, políticos e sociais nas instituições.

A construção de proposta pedagógica continuada e criativa requer no docente envolvimento, competência e busca de qualidades - fundamentais em uma universidade de reflexão, e participação coletiva - de uma práxis que seja componente essencial da qualidade no meio acadêmico.

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