Plano de Ensino
Instituição: Universidade Curso: Psicologia / Pedagogia Professores: Luciano Nobre Resende E-mail: lucianonobre@ig.com.br Período/ Fase: 1º Semestre: 1º Ano: 2009 Disciplina: Psicologia Carga Horária: 38 horas/aula | ||||
Ementa: Introdução ao estudo da psicologia a partir do conhecimento de seu histórico no processo de desenvolvimento do conhecimento científico, da compreensão de seu objeto de estudo e seus métodos. Introdução aos conceitos básicos das três principais teorias psicológicas atuais: Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise. | ||||
Objetivo Geral: Estudar conceitos introdutórios que permitam a compreensão da proposta científica da psicologia e discutir as principais vertentes teóricas reconhecendo suas propostas e contribuições para a psicologia enquanto ciência. | ||||
Objetivos específicos:
Analisar a relação entre Psicologia do senso comum e psicologia científica e seu diálogo com as outras ciências. | ||||
Conteúdo Programático | Metodologia / Técnicas | Recursos | Avaliação | Competências Habilidades |
- História da psicologia - Psicologia científica e seu objeto, a metodologias - Psicologia do senso comum e psicologia científica e seu diálogo com as outras Ciências - Psicologia experimental, - Psicologia da forma, Gestalt | - Aula expositiva dialógica - Discussão de textos - Apresentação multimídia - Dinâmica de grupo - Apresentação de filmes: Laranja mecânica, Deu a louca na Chapeuzinho, Freud além da alma | - Quadro branco - Data show - Aparelho para reprodução de filmes (DVD) | - Balanço das aulas, abrindo espaço para colocações individuais quanto as atividades - Relatórios relacionando os filmes às teorias. | - Saber fazer e ouvir críticas - Refletir quanto a diferença entre psicologia científica e de senso comum |
BIBLIOGRAFIA
Bibliografia básica:
BOCK, Ana M. Bahia, FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes T. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 13ª ed. São Paulo: Saraiva, 1999, V.1.
BRAGHIROLLI, Elaine Maria et al. Psicologia Geral. 17ª ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
SCHULTZ, D.P. O estudo da história da Psicologia. In: História da Psicologia Moderna. São Paulo: Thomson Learning, 2006.
ATKINSON, R.L., ATKINSON, R.C., SMITH. E.E. & BEM, D.J. Introdução à Psicologia. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
Bibliografia complementar:
BAUM, W. M. Compreender o Behaviorismo – ciência, comportamento e cultura. Porto Alegre: ArtmAT, 1999.
FREUD, Sigmund. Obras psicológicas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
LOPEZ, Emilio Mira Y. Psicologia geral. 5 ed. São Paulo: Melhoramentos, 1972.
PERLS, Frederick S. Gestalt-terapia explicada. São Paulo: Summus, 1977
SKINNER, B. F; VILLALOBOS, Maria da Penha. Sobre o behaviorismo. São Paulo: Cultrix, 1999.
SITES
http://books.google.com.br/books
http://pt.wikipedia.org/wiki/Behaviorismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Terapia_gestalt
http://pt.wikipedia.org/wiki/Psican%C3%A1lise
http://www.pol.org.br/pol/cms/pol/
http://www.crpsp.org.br/crp/midia/cadernos.aspx
FILMES
Deu a louca na Chapeuzinho, lançamento: 2005, direção: Cory Edwards
Laranja mecânica, lançamento: 1971, direção: Stanley Kubrick
0 comentários:
Postar um comentário