Pages

5 de dezembro de 2009

Proposta de Plano de Ensino

Plano de Ensino


Instituição: Universidade
Curso: Psicologia / Pedagogia
Professores: Luciano Nobre Resende                           E-mail: lucianonobre@ig.com.br
Período/ Fase: 1º Semestre: 1º Ano: 2009
Disciplina: Psicologia
Carga Horária: 38 horas/aula
Ementa:
Introdução ao estudo da psicologia a partir do conhecimento de seu histórico no processo de desenvolvimento do conhecimento científico, da compreensão de seu objeto de estudo e seus métodos. Introdução aos conceitos básicos das três principais teorias psicológicas atuais: Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise.
Objetivo Geral:
Estudar conceitos introdutórios que permitam a compreensão da proposta científica da psicologia e discutir as principais vertentes teóricas reconhecendo suas propostas e contribuições para a psicologia enquanto ciência.
Objetivos específicos:
  • Conhecer a história da psicologia como ciência moderna desde sua origem no pensamento filosófico ocidental.
  • Reconhecer o objeto de estudo da psicologia e os processos fundamentais e metodológicos que originaram as diversas teorias.
  • Compreender os aspectos básicos e conceitos elementares das três principais correntes do pensamento psicológico: Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise.
Analisar a relação entre Psicologia do senso comum e psicologia científica e seu diálogo com as outras ciências.
Conteúdo Programático
Metodologia / Técnicas
Recursos
Avaliação
Competências Habilidades
- História da psicologia
- Psicologia científica e seu objeto, a metodologias
- Psicologia do senso comum e psicologia científica e seu diálogo com as outras Ciências
- Psicologia experimental, Behaviorismo
- Psicologia da forma, Gestalt
- Psicanálise
- Aula expositiva dialógica
- Discussão de textos
- Apresentação multimídia
- Dinâmica de grupo
- Apresentação de filmes: Laranja mecânica, Deu a louca na Chapeuzinho, Freud além da alma
- Quadro branco
- Data show
- Aparelho para reprodução de filmes (DVD)
- Balanço das aulas, abrindo espaço para colocações individuais quanto as atividades
- Relatórios relacionando os filmes às teorias.
- Saber fazer e ouvir críticas
- Refletir quanto a diferença entre psicologia científica e de senso comum




BIBLIOGRAFIA
Bibliografia básica:
BOCK, Ana M. Bahia, FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes T. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 13ª ed. São Paulo: Saraiva, 1999, V.1.
BRAGHIROLLI, Elaine Maria et al. Psicologia Geral. 17ª ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
SCHULTZ, D.P. O estudo da história da Psicologia. In: História da Psicologia Moderna. São Paulo: Thomson Learning, 2006.
ATKINSON, R.L., ATKINSON, R.C., SMITH. E.E. & BEM, D.J. Introdução à Psicologia. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
Bibliografia complementar:
BAUM, W. M. Compreender o Behaviorismo – ciência, comportamento e cultura. Porto Alegre: ArtmAT, 1999.
FREUD, Sigmund. Obras psicológicas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
LOPEZ, Emilio Mira Y. Psicologia geral. 5 ed. São Paulo: Melhoramentos, 1972.
PERLS, Frederick S. Gestalt-terapia explicada. São Paulo: Summus, 1977
SKINNER, B. F; VILLALOBOS, Maria da Penha. Sobre o behaviorismo. São Paulo: Cultrix, 1999.
SITES
http://books.google.com.br/books
http://pt.wikipedia.org/wiki/Behaviorismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Terapia_gestalt
http://pt.wikipedia.org/wiki/Psican%C3%A1lise
http://www.pol.org.br/pol/cms/pol/
http://www.crpsp.org.br/crp/midia/cadernos.aspx
FILMES
Deu a louca na Chapeuzinho, lançamento: 2005, direção: Cory Edwards
Laranja mecânica, lançamento: 1971, direção: Stanley Kubrick
Freud além da alma (1962), direção: John Huston.



0 comentários: