Pages

11 de dezembro de 2009

Filme "Laranja Mecânica"



Laranja Mecânica (1971)
Direção: Stanley Kubrick
Elenco: Malcolm McDowell - Patrick Magee
Sinopse: Sinopse:  A partir de um best-seller de Anthony Burgess, Stanley retrata a violência sem objetivo dos jovens combatida pelo autoritarismo sem freios do Estado e faz um painel assustador da sociedade européia e do próprio mundo moderno. Alex (Malcolm McDowell, de Se... e A Marca da Pantera) faz parte de um grupo de adolescentes praticantes da ultraviolência. No início do filme é mostrada toda sua bestialidade, ao invadirem um lar e barbarizarem Frank Alexander (Patrick Magee, de Carruagens de Fogo e O Telefone) e sua mulher (Adrienne Corri, de O Circo dos Vampiros). Quando Alex é preso, as autoridades lhe oferecem uma opção para escapar de longa sentença: submeter-se a um tratamento que lhe fará sentir insuportável aversão diante de qualquer cena ou ato violento. Por engano, a terapia acaba incutindo-lhe também repulsa à música de Beethoven, que adorava. Alex é libertado, mas se tornou incapaz de reagir à brutalidade do seu ambiente. Isto faz dele uma vítima fácil não apenas das gangs, mas também da vingança de Frank Alexander, que jamais se conformou com os maus tratos sofridos por ele e a esposa. (fonte: www.webcine.com.br)

Um clássico produzido pleo diretor Staley Kubrick, apresenta uma história com muitos momentos que identificam o uso de técnicas da teoria behaviorista, é possivel explorar o condicionamento do protagosnista traçando alguns parelos com a teoria em questão.

Proposta de atividade com o filme Laranja mecância

1 – Após terem assitido o filme abrir discussão sobre o mesmo procurando junto aos alunos traçar paralelos entre o filme e a teoria Behaviorista.
2 – Orientar a busca de material na mídia (Jornais, revistas, internet, etc...) que tenha relação com a proposta do filme e com a teoria em estudo.
3 – Elaborar texto sobre a teoria usando o filme e o material coletado para ilustrar os conceitos estudados, procurando diferenciar o uso de técnicas cientificas baseadas no Behaviorismo de práticas com base no senso comum.
4 – Apresentar para a sala os resultados obtidos.


Obs.: Esse tipo de atividade acaba por ocupar mais de uma aula, porem oferece a oportunidade de discutir os conceitos apresentados de maneira mais profunda epasrtindo do que o aluno ja conheça.

|Indíce de filmes|

0 comentários: