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14 de novembro de 2010

Teorias de aprendizagem

Teorias de aprendizagem podem auxiliar na prática docente

A apropriação por parte do professor de teorias e práticas educacionais é de suma importância para que este venha a orientar sua pratica docente. Há um enorme cabedal de teorias capazes de instrumentalizar o professor para uma prática docente melhor, capaz de auxiliar os alunos no processo de aprendizagem. Segue abaixo um breve apanhado das principais teorias de ensino:

  • Comportamental:Quando se cria um ambiente e estímulos adequados há uma maximização do processo de aprendizagem. Watson, Pavlov, Guthrie, Skinner e Thorndike, são teóricos expressivos desta vertente.
  • Cognitiva:O indivíduo é o sujeito do conhecimento e procura entender a capacidade humana de conhecer e interpretar o mundo. Piaget, Bruner, Argyris e Schön, são teóricos expressivos desta vertente.
  • Humanista:O processo é centrado na pessoa, tendo em vista que todas as pessoas são dotadas de habilidades a serem exploradas e podem contribuir para o aperfeiçoamento do processo. Maslow, Rogers e Knowles, são teóricos expressivos desta vertente.
  • Construtivista:O indivíduo constrói o próprio conhecimento através da interação com o meio. Vigotsky, Weick e Paulo Freire, são teóricos expressivos desta vertente.
  • Social:A aprendizagem ocorre a partir da interação social e colaboração. Dewey, Bandura, Lave e Wenger, são teóricos expressivos desta vertente.
  • Significativa:Prima por um processo onde uma nova informação se relaciona com um aspecto especificamente relevante da estrutura de conhecimento do aprendiz. David Ausubel, autor da teoria desta vertente.

O aprofundamento em alguma teoria de aprendizagem pode instrumentalizar o professor de maneira que venha a potencializar suas aulas oferecendo a seus alunos melhores oportunidades de aprendizado, sendo que estas teorias por sua vez levantam, discutem e estudam a forma como se aprende, como se dá o processo ensino aprendizagem e propõe formas de ensinar.




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