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14 de novembro de 2010

Como ministrar aulas expositivas

A aula expositiva já é uma técnica antiga e que até hoje é utilizada pelos professores, não só no Ensino Superior, mas também no Médio e Fundamental com o objetivo de transmitir informações aos estudantes.
Esse método de apresentação de um determinado tema também é utilizado na empresas através de palestras, cursos, reuniões e demais eventos institucionais.

Fatores importantes na utilização de Aulas Expositivas

Economia: Nos cursos superiores as turmas são normalmente numerosas e os professores tem dificuldades na aplicação de outras técnicas como a discussão em grupo. Por isso, os professores planejam suas aulas como se fossem palestras para atingir os alunos de forma ampla os conteúdos da matéria.
Flexibilidade: O professor tem a facilidade de utilizar diversos recursos em suas aulas como materiais impresso, vídeos, projeções ou usando apenas o quadro de giz (lousa).
Rapidez: O conteúdo apresentado pelo professor é aplicado de forma aos estudante e esses devem adquirir esses conhecimentos e aplicá-los a alguma atividade de trabalho acadêmico.
Ênfase no conteúdo: As aulas expositivas enfatizam o conteúdo e são eficientes quando são bem planejadas e executada mediante as técnicas de ensino. Os especialistas em determinada área do conhecimento deve ter não só experiências na área mas é importante também ter habilidades pedagógicas. “Dar aulas” não garante que tudo foi aprendido pelo aluno. Essa estratégia não é tão fácil de ser aplicada.

Vantagens e limitações da exposição

De acordo com GIL, (2008) a exposição por si só não é melhor nem pior que outras estratégias de ensino. Qualquer outra estratégia de ensino apresenta vantagens e limitações. É preciso que o professor esteja consciente delas.
Baseado nas análises já descritas neste trabalho de que o uso da exposição é mais aplicado nas áreas administrativas, por ser realmente uma estratégia econômica, flexível, rápida e que pode ser utilizada mesmo por pessoas que não possuem conhecimentos pedagógicos, destacamos aqui outras vantagens:

Vantagens
  • é útil para a introdução de qualquer assunto;
  • possibilita apresentar o assunto de forma organizada;
  • favorece controle do professor em relação ao conteúdo, sequência e duração da apresentação;
  • não é ameaçadora para o estudante, já que não exige sua manifestação;
  • pode ser adaptada aos mais diversos públicos.

Limitações
  • estimula a passividade dos estudantes;
  • seu sucesso depende das habilidades do expositor;
  • não possibilita levar em consideração as diferenças individuais.

Emoção na Exposição

A sala de aula é palco da apresentação do professor universitário, é como se estivesse em uma peça de teatro, sim isso mesmo, onde o docente é o ator e os alunos o público. Mas para que essa apresentação seja enriquecedora é preciso prender a atenção do auditório (da sala de aula). É claro que as intenções do professor universitário são diferentes do ator de teatro.
O professor universitário tem como objetivo estimular a emoção dos estudantes, de forma para envolve-los totalmente com o conteúdo que está sendo transmitido.
Essas emoções não são no sentido apenas de captar a emoção sólida dos estudantes, mas também na intenção de favorecer a memorização.
Também é importante para favorecer o aprendizado dos estudantes que o professor se mostre entusiasmado com a matéria. Professores habilidosos conseguem fazer com que conteúdos áridos se tornem interessantes. Mas infelizmente há professores que demonstram tão pouca emoção quando apresentam a matéria que os alunos ficam duvidando de sua importância”. (GIL, 2008).


Dicas de habilidades de comunicação para a exposição de aulas

É importante para um professor ter habilidades comunicativas para prender a atenção dos alunos e sua voz é fundamental para suas aulas. Gestos e movimentos na sala de aula também contribuem para reforçar ou desviar a atenção dos alunos em relação ao que está sendo apresentado na aula.
Voz: Ela é importante na comunicação humana, transmite emoções, expressa tristeza, segurança, insegurança, mostra que a pessoa é, suas principais características.
Conhecer sua própria voz é muito importante para o professor universitário”.
Importante analisar na voz: Respiração, intensidade, dicção, velocidade e ritmo.
Expressão corporal: Na sala de aula não só a voz faz parte da comunicação. O nosso corpo também. Tudo está envolvido neste tipo de comunicação: Movimento da cabeça, das mãos, posição das pernas, postura à frente da sala, expressão no olhar, vários gestos como esses expressam uma mensagem.
Os gestos ocorrem naturalmente e, quando coerentes com a fala, favorecem o entendimento das mensagens emitidas. Por isso, o professor precisa utilizar os gestos de forma a contribuir para a ampliação do poder da palavra”.
Modalidades de Exposição

Não existe uma única modalidade de exposição, na verdade outras formas de dar aulas são formas contínuas de apresentação. Destacamos aqui as principais:

  • Aula expositiva: Essa modalidade como já vimos, é a mais comum nos cursos universitários. É considera uma quase palestra pois é nesse tipo de aula que o professor fala mais. Essas aulas devem ser bem preparadas e bem aplicadas
  • Exposição provocativa: O professor propõe questões ao alunos que favorecem uma reflexão. Pode ser utilizada em qualquer disciplina, mas é mais adequada à disciplinas de cursos de ciências humanas.
  • Exposição-discussão: Essa modalidade os estudantes participam mais através das propostas do professor que os conduzem a expressarem seus pontos de vista, não só apenas levantar questões. São discussões pontos-chaves que o professor juntamente com os alunos comentam durante um tempo de 5 a 15 minutos (nem sempre) e ao longo da discussão o professor faz comentários e promove a integração das falas dos alunos. Vantagem: exposição e envolvimento dos estudantes.

Planejamento de aula expositiva

Uma aula expositiva depende em muito da organização previa feita pelo professor para garantir sua fluidez e a garantia dos objetivos traçados com relação a aula. Assim pode-se propor a seguinte orientação:
  • Seleção de tópicos: O professor deve se preocupar em selecionar os tópicos relevantes para a aula procurando ser sucinto, mas abordando conteúdo suficiente para garantir a proposta da aula, observando que tentar abordar o conteúdo em sua totalidade pode incorrer na oferta demasiada de conteúdo, sendo que nem todo conteúdo pode ser melhor apresentado em aulas expositivas, além de congestionar a aula em detrimento do rendimento do aluno.
  • A organização dos tópicos: Os tópicos devem seguir uma ordem lógica de modo a facilitar a sua compreensão. Esta organização ira depender dos assuntos e suas características, por exemplo, pode-se partir de assuntos mais fáceis para os mais complexos, partir de assuntos conhecidos para os desconhecidos, de causas para o efeito.
Durante a organização o professor deve estar atento a seus alunos e seu potencial cognitivo para procurar a melhor organização direcionada a estes alunos, aqui o professor deve prezar por uma atitude de empatia com intuito de ser coerente entre a organização dos tópicos para seus alunos.
  • Notas de aula: O professor pode valer-se de notas que venham a auxiliá-lo na condução da aula, observando que tais notas devam ser breves anotações as quais o professor ira recorrer para garantir a fluência e a abordagem dos conteúdos propostos para a aula. Estas notas funcionam com lembretes para auxiliar o professor durante a exposição.

Condução da aula expositiva
Após o preparo do que será ministrado na aula o próximo passo é elaborar de eu maneira a aula será conduzida, uma proposta é a divisão da aula expositiva em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • Introdução: O objetivo é que o aluno venha a ter uma visão global do que será apresentado, de modo que possa identificar os objetivos da aula, deste modo o professor deve utilizar de recursos e ou meios para que se possa chamar atenção do aluno para o tema e dar uma previa do que será abordado, o ideal é que através desta introdução o professor consiga motivar os alunos para o tema, como um tipo de aquecimento inicial.
  • Desenvolvimento: E aqui que o professor terá de apresentar o conteúdo que definiu para a aula tendo cuidado para não procurar despejar conteúdo demais na tentativa de esgotar o mesmo em uma única exposição sem prezar pelo aproveitamento do aluno com o que lhe é apresentado, assim o professor deve se preocupar em como explorar o conteúdo estando atento ao aluno e como ele reage a aula. Promover um discurso que deixe claro os assuntos abordados com uma linguagem adequado aos alunos que se atende, prezando por uma fluência clara e objetiva que situe o aluno no discurso de maneira inteligível a ele, se possível utilizando analogias, demonstrações, metáforas dentre outras maneiras de ilustrar a aula. Em aulas expositivas é indicado o desenvolvimento de momentos de exposição com outras atividades para tornar as aulas menos monótonas e recuperar o interesse dos alunos.
  • Conclusão: A aula deve prever um espaço para que seja feita a conclusão, mas atentando para o fato de que não se trata de um fechamento em si, mas uma oportunidade de reparar a aula apresentada utilizando meios para observar se o aluno ou necessita de maiores esclarecimentos quanto ao que foi explorado. Para concluir a aula o professor abrir para perguntas dos alunos, pode fazer um resumo e ou revisão do que foi visto, pode dar uma previa do será visto na próxima aula e ou indicar leituras complementares.

Como melhorar a qualidade das aulas

A proposta de melhorar as aulas é uma preocupação que o professor deve ter em qualquer modalidade de aula, afinal de contas se o foco é o aluno o aperfeiçoamento das aulas deve ser sempre constante.
Permitir e incentivar a participação do aluno é de suma importância para garantir uma boa aula que convide o aluno a entrar em contato com o que lhe é apresentado.
Diversificar, neste caso um mesmo tipo de aula torna essa aula mais tolerável do ponto de vista do aluno, prendendo sua atenção e convidando a participação.
O bom senso e a percepção do professor quanto aos alunos que atende é o fator que pode contribuir de forma direta para a organização de sua aula, pois tomar cuidado com excessos no conteúdo ou na utilização de recursos é o que ira garantir uma boa aula, aproveitando o que há de melhor nas aulas expositivas.
As aulas expositivas devem contar sempre com revisões periódicas, mesmo dentro da própria aula como forma de chamar a atenção do aluno para o que esta sendo explorado, procurando reavivar os assuntos sem finalizá-los procurando provocar no aluno raciocínio e reflexão sobre o tema.

Conclusão

Aulas expositivas fazem parte do método tradicional quando usadas de maneira clássica, por esse motivo sofre inúmeras criticas dentre elas a de Paulo Freire que diz ser uma forma de continuar uma educação bancaria onde o aluno tem depositado o conteúdo ao qual foi submetido.
Muitas outras criticas são feitas a aula expositiva que apontam até para o fim de sua utilização por conta das limitações que apresenta como ferramenta de ensino.
Há também quem defenda este tipo de aula, mas com adaptações e revisões que venham a torná-la viável do ponto de vista didático pedagógico onde o aluno é sujeito do processo de ensino aprendizagem. Uma das propostas é a aula expositiva dialógica que garante e estimula a participação do aluno.
Deste modo de acordo com GIL, (2008) a exposição por si só não é melhor nem pior que outras estratégias de ensino.


Referencias bibliográficas 

GIL, A. C. Didática do ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2009.


Outras fontes:
http://www.artigonal.com/educacao-artigos/aula-expositiva-realidade-e-reflexoes-751917.html

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