Pages

14 de novembro de 2010

Quem não houviu falar de jogos cooperativos?

Jogos Cooperativos

É uma proposta de trabalho com dinâmicas de grupo criada por Terry Orlik, psicólogo canadense.

“A diferença principal entre jogos cooperativos e competitivos é que nos jogos cooperativos todo mundo coopera e todos ganham, pois tais jogos eliminam o medo e o sentimento de fracasso. Eles reforçam a confiança em si mesmo, como uma pessoa digna e de valor.”

A frase acima de autoria de Orlik, mostra de forma suscinta sua proposta com os jogos cooperativos, proposta que pode ser usada em contexto de ensino de adultos com grandes possibilidade de desenvolvimento dos alunos, uma vez que se oferece um tipo de atividade que foje do habitual quando se trata de jogos.
  
Em aulas de psicologia a proposta de Orlik é uma ferramenta muito interessante para que se possa "mexer" com os alunos a partir de dinâmicas que privilegiem a cooperação, pode promover melhor integração do grupo, mediar diferenças, motivar para tarefas entre outras possibilidades.

Os jogos cooperativos, se usados adequadamente são ferramentas didáticas preciosas capazes de levar os alunos a uma vivência de aprendizagem muito significativa que mobiliza para mudança de atitudes e consolidação da aprendizagem.

Há uma postagem na sessão Recursos Teóricos que apresneta de forma sucinta a teoria dos jogos cooperativos.



A revista jogos cooperativos é um boa referência na internet. Apresenta os conceitos teóricos dos jogos cooperativos, bibliografias e o mais interessante dipõe alguns roteiros de jogos cooperativos que podem ser aplicados.









0 comentários: